terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Formatura dos alunos no Proed

No ultimo dia 04 de dezembro de 2008 houve a formatura da 4ª série do Ensino Fundamental, no Proerd, destacamos a presença de diversas autoridades municipais, pais de alunos, e demais alunos da escola prestigiando o evento, ao final da solenidade de formatura foi servido aos presentes um coquetel. A redação do blog da escola Fernandina Rigoti também esteve presente, nessa oportunidade conversamos com a professora da turma professora Maria Canelo.

Redação: Professora Maria como a Senhora vê a realização do Proerd em sua turma?

Professora Maria: Muito bom professor Valdir, um projeto que só veio acarretar realizações e coisas boas para nossa turma da quarta série.

Redação: Isso tem ocorrido mudanças de atitudes nos seus alunos?

Professora Maria: Com certeza, esse Projeto só veio realizar o andamento, fazendo com que aquele trabalho que a gente fazia em sala de aula. Veio completar, com palavras, com aulas o desenvolvimento das atividades das aulas do Projeto Proerd.

Também conversamos com alguns alunos da turma formanda para saber a opinião da parte que foi o alvo a ser atingido com as aulas do projeto.

Redação: Qual a importância das aulas do proerd para sua vida enquanto aluna, e no seu dia a dia?

Tais: Para mim é importante, pois as drogas estão cada vez mais perto, e as pessoas mais violentas. Podemos ver nos jornais, as divulgações das escolas que os alunos fazem para com os professores.

Daniel: Se aprende a na usar drogas porque nós podemos ficar dependentes, prejudica a mente.

Eduarda: Marcou bastante porque a gente aprendeu bastante coisas sobre drogas, que não se deve aceitar coisas de pessoas estranhas.

Aproveitando a presença dos pais não podíamos deixar de saber a opinião deles sobro esse projeto.

Redação: Dona Marisa como você viu a diferença na sua filha Bruna com as aulas do Proerd. Mudou alguma coisa no comportamento em casa e com a senhora?

Marisa: Mudou bastante porque a gente não tem muito tempo para acompanhar ela, que nem a gente trabalha direto de manha a noite, aí eu chego em casa na hora de ajudar ela fazer os temas. Muitas vezes ela até me fala coisas que eu não saberia como chegar e explicar a ela. Acho muito bom isso.

Não podíamos deixar de conversar com o responsável pelo projeto, ele que se dedicou, transformou as aulas interessantes e atrativas, Sargento Saraiva Comandante do 6º GPM de Barra do Rio Azul.

Redação: Comandante Saraiva o que significa Proerd para as crianças e qual a participação deles nesse projeto?

Comandante Saraiva: É uma iniciativa da Policia Militar de prevenção para as crianças do Ensino Fundamental e aos pais que receberão na formatura dos alunos, uma orientação afim de ajudar os seus filhos sobre os ensinos repassados aos mesmos. É um esforço cooperativo entre as escolas, pais e policia militar. Os objetivos principais do Proerd são as noções de cidadania e resistir as pressões diretas ou indiretas que influenciarão experimentar o álcool, o cigarro, a maconha, inalantes e outras drogas.

Redação: O senhor já trabalhou nessa cidade como soldado. Qual a importância em realizar esse programa na Escola Fernandina Rigoti aqui em Itatiba do Sul já que é comandante na cidade vizinha?

Comandante Saraiva: Trabalhei nessa comunidade a nove anos passados, no período de quatro anos onde trabalhei nesse município, quando fez dois meses que aqui morava, fui escolhido com os demais na diretoria do com da Escola Fernandina Rigoti, onde o trabalho com a direção na época foi ótima. Estar com esse programa nessa comunidade é motivo de satisfação para mim pois o Proerd, acredito que vem em um grande momento porque vem a somar porque a direção se preocupa muito com as crianças e com o seu bem estar, e valoriza o que é bom. Não só em Itatiba do Sul, mas houve grande divulgação por parte da direção da Escola Fernandina Rigoti. Hoje na região do Alto Uruguai todos sabem que essa escola tem o Proerd. E mesmo comandando o GPM de Barra do Rio Azul, onde também é dado o curso do Proerd na Escola Cardeal Leme. Muitas vezes torna-se intenso o nosso trabalho, mas é gratificante ver as crianças entusiasmadas com o Proerd.

Redação: Que mensagem enquanto policial, pai e coordenador do Proerd o senhor deixa?

Comandante Saraiva: Como policial, deixo a minha mensagem: “Ser feliz é estar livre daquilo que escraviza o ser humano e a droga é uma das coisas que escraviza e destrói a vida.” Viva a vida com saúde a violência é uma grande preocupação do nosso país, nós da Brigada Militar e as escolas estamos fazendo a nossa parte orientando os nossos alunos e queremos ter uma sociedade livre da violência. Lembrar que o diálogo, que ouvir e saber lidar com as tensões é muito importante para um entendimento.

Redação: Comandante Saraiva, nós agradecemos as suas declarações para o nosso blog e queremos parabenizar pelo bom trabalho desenvolvido.

Comandante Saraiva: Olha, todos nós estamos de parabéns, a Brigada Militar, Escola e toda a sociedade, eu sei que os alunos que hoje estão sendo formados eles lembrarão de tudo o que foi repassado sobre o ensino, sobre ficar longe das drogas, o que é prejudicial e também eles sabem muito bem quais as conseqüências que podem afetar o seu futuro. Muito Obrigado

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS




Um comentário:

stéfany gemo disse...

Eu já me formei no Proerd e eu sei o quanto é legal estar ou fazer parte do Proerd o meu instrutor Soudado Ricardo de Abreu nos ensinou coisas que devemos fazer e coisa que não devemos fazer gente então eu digo"valorizem o que ele diz e tambem o que ele quer de vcs pois eu ja passei por isso e sei como é que é " então prometam o que ele quer que vcs prometem e gente pelo amor de deus cumpram o que vcs VÃO prometer! UM BEIJÃO DA ALUNA STÉFANY GEMO FORMADA E COMPROMETIDA COM O PROERD!